Olá caro amigo Psicólogo, dedicamos este espaço em nosso site para falar sobre a importante campanha Janeiro Branco.

Aqui trazemos informações sobre a campanha, vídeos, orientações sobre como realizar as atividades e a agenda de eventos que nós do Viva de Psicologia estamos realizando em parceria com os demais psicólogos.

Também abrimos um canal direto para que você possa nos enviar uma mensagem nos enviando sugestões ou compartilhando conosco as ações das quais você tenha se envolvido!


Campanha Janeiro Branco é  uma campanha que teve seu início em 2013 com psicólogos e psicólogas de Uberlândia MG com a finalidade dedicar o mês de Janeiro de cada ano à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental.


 

JANEIRO BRANCO

O PROJETO JANEIRO BRANCO FAZ DO MÊS DE JANEIRO UM MARCO TEMPORAL ESTRATÉGICO PARA QUE TODAS AS PESSOAS REFLITAM, DEBATAM E PLANEJEM AÇÕES EM PROL DA SAÚDE MENTAL E DA FELICIDADE EM SUAS VIDAS. PARTICIPE E AJUDE A DIVULGAR NOSSA IDEIA!

 

Saiba mais: www.janeirobranco.com.br 🏳️


Princípios básicos para ações JB*🏳

1 – As ações em nome da Campanha e no contexto da Campanha serão todas de forma GRATUITA, totalmente SEM FINS LUCRATIVOS.


2 – Não serão cobrados, nem será feita publicidade, de valores simbólicos, “valores sociais”, nenhum tipo de cobrança para os participantes das ações em nome da Campanha.


3 – Para confecção de materiais de divulgação, as pessoas envolvidas poderão conseguir ajuda de gráficas e pessoas interessadas a DOAR os materiais para a Campanha.


4 –  *Não é permitida a comercialização de nenhum produto ou serviço em nome da Campanha Janeiro Branco*. Para arcar com os custos da Campanha,
o que tem sido feito todo ano é uma “vaquinha” solidária, voluntária e presencial (não virtual) *entre* os profissionais envolvidos em núcleos _locais_ da Campanha e destinada à compra dos materiais de divulgação: balões brancos com tema da campanha, laços brancos com alfinetes, banners, panfletos etc. e cada profissional comprou sua camiseta da campanha por meio de cotização dos custos. É permitida a busca de ‘apoios’ e ‘patrocínios’ como ocorre em Congressos acadêmicos e na proporção de uso das logomarcas dos apoiadores como ocorre em Congressos acadêmicos.


5 – Custo de deslocamento, alojamento e alimentação para as palestras e demais ações é de responsabilidade dos palestrantes ou das instituições que os convidam, por isso, antes de se disponibilizar para dar palestras em nome do Janeiro Branco e no contexto da Campanha, observar se o deslocamento e todos os custos serão possíveis dentro da gratuidade da colaboração prestada à Campanha.


6 – O Janeiro Branco é uma Campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, mini palestras, paletras relâmpago, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas, piqueniques, cineclubes, entrevistas à mídia, murais de poesias, distribuição de balões brancos, panfletos, fitas brancas e várias outras formas de ações e intervenções urbanas que tenham como tema central a Saúde Mental, a Saúde Emocional, a valorização da subjetividade humana, a criação de uma cultura da Saúde Mental entre os seres humanos (a nível individual, institucional, social e coletivo), a valorização de políticas públicas em nome da Saúde Mental, a valorização da Saúde Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde no Brasil e no mundo.


7 – A Campanha Janeiro Branco é uma Campanha gratuita, democrática, horizontal, espontânea, desburocratizada, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva, laica, humanista, apartidária, multidisciplinar, transdisciplinar, colaborativa e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas, direta ou indiretamente, ligados aos universos da Saúde Mental e Emocional dos seres humanos e suas instituições.


8 – O Janeiro Branco respeita, aplaude e reverencia todas as lutas e conquistas dos movimentos passados e atuais relativos ao universo da Saúde Mental – seu papel é ampliar e aprofundar as estratégias de comunicação com a humanidade a respeito desses temas, conforme o Outubro Rosa o fez com a temática da “prevenção ao câncer de mama”, por exemplo.


9 – A Campanha Janeiro Branco nasceu em Minas Gerais e a metáfora do TREM a identifica: psicólogos(as) são a locomotiva da Campanha que, em sua integralidade e por seu caráter multidisciplinar e transdiciplinar, também possui inúmeros vagões a constituí-la com a necessária e oportuna participação de outros cidadãos e profissionais capazes de enriquecer as suas potencialidades e possibilidades em relação ao universo da Saúde Mental e Emocional dos indivíduos e instituições.


10 – A Campanha Janeiro Branco está em construção. Toda colaboração ao seu crescimento, desenvolvimento, amadurecimento e enriquecimento é extremamente bem-vinda. Manifeste-se e engate novos vagões temáticos ao TREM DA SAÚDE MENTAL que partiu de Minas Gerais com destino ao MUNDO.


Agenda completa do evento: http://www.harmonieinstituto.com.br/janeiro-branco-2018/